beneficios-maleficios-e-bom-alface-que-cereja-pepino-vitaminas

Veja os benefícios para a sua saúde do Tomate e a forma correta de comer

Tomate é uma fruta ou vegetal?

Muitas pessoas se perguntam se o tomate é uma fruta ou um vegetal. 

O que é claro é que o tomate é um vegetal, mas, embora muitos acreditem que seja um vegetal, na verdade é uma fruta. 

A característica essencial deste fruto é que ele possui propriedades medicinais tão notáveis que os laboratórios tentam encapsulá-lo em comprimidos.

Quanto mais aprendemos sobre o tomate, mais surpreendente ele se torna.

Acredita-se que há 65 milhões de anos um meteorito caiu na península de Yucatan e criou uma nuvem que escondeu a luz do sol.

Como resultado, ocorreu uma mudança climática que dizimou os dinossauros e 75% das espécies do planeta.

O tomate, nascido em algum lugar entre o Chile e o México, devido a sua incrível diversidade genética, lhe permitiu adaptar-se a novas condições.

De acordo com os 300 cientistas que em 2012 conseguiram completar a seqUência do genoma do tomate, ele tem 35.000 genes, 7.000 a mais que os humanos, como resultado de mutações que triplicaram seu DNA várias vezes.

Isto não significa que é um ser mais complexo que o homem, mas que como espécie tem muitos recursos para se adaptar ao meio ambiente.

O tomate (Solanum lycopersicum) deixou a América com os espanhóis, que o levaram para a Europa e Ásia. A palavra deriva do xitomatl asteca: “fruta com umbigo”.
.

Propriedades do tomate

O tomate contém poucas calorias. Cem gramas fornecem apenas 18, já que a maior parte de seu peso (95%) é água. Seu sabor doce e azedo deve-se a uma pequena quantidade de açúcares simples e alguns ácidos orgânicos, como os cítricos e málicos, responsáveis por torná-lo apetitoso e digestivo.

Em comparação com outras frutas e vegetais, tem pouca fibra (1,8%), mas as sementes, polpa e pele são suficientes para promover o trânsito intestinal.

Ele se destaca por seu conteúdo no trio de vitaminas antioxidantes C, E e A, esta última sob a forma do betacaroteno precursor.

Tomar 200 gramas de tomate cobre 80% da necessidade diária de vitamina C, 27% da vitamina A e 13% da vitamina E. Todas as três vitaminas previnem a degeneração dos tecidos, o envelhecimento prematuro e apoiam o sistema imunológico.

Destaca-se o teor em vitaminas do grupo B, superior ao de outros vegetais, especialmente as vitaminas B1, B6 e sobretudo o ácido fólico (200 g cobrem 25% das necessidades). Esses nutrientes ajudam a obter energia dos alimentos e beneficiam o sistema nervoso.

Os tomates têm uma boa variedade de minerais. Os mais abundantes são o potássio (300 mg/100g), o fósforo (27 mg) e o magnésio (20 mg). Não é insignificante o ferro que contribui
(0,5 mg/100 g), de modo que 200 gramas permitem cobrir 6% das necessidades diárias das mulheres adultas e 8% dos homens.

Uma das grandes virtudes do tomate é seu teor de licopeno (cerca de 3.000 mcg/100 g), o conhecido pigmento carotenoide com efeitos antioxidantes que lhe confere sua atraente cor vermelha.

Valor nutricional

Seguem os valores nutricionais do tomate por uma porçao de 100 g:

  • Calorias: 18 calorias (75 kJ)
  • Carboidratos: 3,9 g
  • Gordura: 0,2 g
  • Proteína: 0,9 g
  • Vitamina A: 833 UI
  • Vitamina C: 12,7 mg
  • Vitamina K: 7,9 mcg
  • Folato: 15 mcg
  • Potássio: 237 mg
  • Ferro de engomar: 0,3 mg
  • Magnésio: 11,0 mg

    Benefícios à saúde do tomate

    Segundo vários estudos, os indivíduos que consomem mais licopeno adquirem proteção extraordinária contra doenças cardiovasculares, reduzem o risco de diabetes, Alzheimer, cegueira, surdez e outros distúrbios associados ao envelhecimento precoce.

    1-) Bom para os ossos

    Um estudo realizado no Canadá mostrou que o licopeno contribui para a boa saúde óssea, especialmente nas mulheres após a menopausa.

    2-)Anti-carcinogênico

    Ao licopeno também é atribuído com um importante efeito anti-carcinogênico em relação a vários órgãos, especialmente rim, próstata, pulmão, intestino, estômago e pulmões.

    Como antioxidante, o licopeno é mais potente que a vitamina E e seu efeito é multiplicado quando acompanhado por outros carotenos, como o fitoeno, a luteína e o betacaroteno. Esta última pode ser transformada em vitamina A quando o corpo precisa dela para proteger a pele, os olhos ou participar do crescimento e regeneração dos ossos ou da formação de tecido embrionário.

    Estudos recentes mostraram que tomates amarelos e laranja contêm menos licopeno do que tomates vermelhos; no entanto, ele está na forma de tetra-cis-lycopeno, que é mais facilmente assimilado pelo organismo.

    3-) Melhor cozido do que cru

    As melhores fontes de licopeno são os produtos de tomate cozido, pois o licopeno é absorvido três vezes mais eficientemente após o calor ter quebrado as membranas celulares e permitido a sua fuga.

    É por isso que as fontes mais abundantes de licopeno são os purês e, sobretudo, os molhos ou concentrados, e ainda mais se forem feitos em casa com tomates maduros sazonais e azeite de oliva, o que favorece sua absorção.

    4-)Aliado do coração

    As propriedades do licopeno levaram os cientistas da Universidade de Cambridge (Reino Unido) a investigar a eficácia da ingestão de um comprimido diário de 7 mg (equivalente a dois tomates e meio) no tratamento das condições cardíacas.

    O estudo mostrou que o composto melhora significativamente a flexibilidade dos vasos sanguíneos e consequentemente evita recaídas em pacientes.

    A pesquisa confirmou os resultados de estudos anteriores, como o da Universidade da Finlândia Oriental, que havia seguido 1.000 homens de 46 a 65 anos durante 12 anos e descobriu que aqueles com níveis mais altos de licopeno em seu sangue tinham um risco 60% menor de sofrer um ataque cardíaco.

    Dúvidas de longa data

    Em geral, os tomates são digeríveis e poucas pessoas apresentam reações adversas. Somente espécimes imaturos podem causar problemas em estômagos sensíveis.

    Mas nem sempre tem sido visto favoravelmente. O tomateiro pertence à família Solanaceae e como seus parentes – beringelas, batatas e pimentas – contém pequenas quantidades de alcaloides tóxicos em suas folhas e frutos, que tendem a desaparecer com o amadurecimento.

    Um desses alcaloides, alfa-tomatina, pode explicar em parte suas propriedades anticarcinogênicas.

    Outra precaução vem da macrobiótica, a dieta energética desenvolvida pelo japonês George Ohsawa. Segundo isto, o tomate, sendo um alimento extremamente yin, pode favorecer a aparência de algum desconforto. Entretanto, em uma pessoa saudável, com uma dieta equilibrada, o tomate não está associado a efeitos negativos.

    Quantas variedades de tomate existem?

    Mais de 20.000 variedades foram desenvolvidas no mundo com formas, cores e aromas peculiares.

    A maioria deles é vermelha, mas há também amarelo, laranja, rosa, roxo, verde ou mesmo multicolorido e listrado.

    Experiência degustativa

    Os cientistas descobriram que os tomates contêm altas quantidades do aminoácido ácido glutâmico, especialmente nas sementes. Essas moléculas são o que faz do tomate, juntamente com cogumelos, espinafres ou queijo, um dos melhores mensageiros do gosto umami na cozinha mediterrânea, como as algas marinhas kombu ou tamari são para a cozinha oriental.

    Umami, chamado de quinto gosto, oferece uma experiência gustativa especial, pois serve de ponte entre outros sabores, e é capaz de sensibilizar o paladar, tornando-o mais receptivo. Esta pode ser outra das características que fazem com que o tomate desperte o paladar e permita que qualquer prato seja impregnado de sabor.

    Referências:

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/273031

    https://www.goodhousekeeping.com/health/diet-nutrition/a33339185/tomato-health-benefits

    http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=foodspice&dbid=44

    Clique aqui para conhecer os benefícios, função, onde encontrar e como tomar as cápsulas de vitamina e, para que serve, ajuda no cabelo e para pele