benefícios-o-cabelo-malefícios-na-água-refogado-sequinho-jiló-maxixe-água-de

Conheça tudo sobre o quiabo e como este vegetal contribui para tornar o organismo mais saudável

O quiabo é uma planta com um grande caule central, que pode atingir quase 2m de altura (e até 3m em áreas tropicais).

Suas folhas são palmáceas e suas flores são de cor branca a amarela.

A fruta tem forma cônica e pode atingir 30 cm de comprimento e pode ter ranhuras em sua superfície ou ser lisa.

A fruta é geralmente colhida antes de estar totalmente madura, pois se deixada tende a endurecer e se tornar fibrosa.

Geralmente é comido cozido, embora também seja frequentemente encontrado cru em saladas.

Também é comumente cozido e temperado com limão.

Além disso, contém sementes que em países tropicais são moídos e utilizados como substitutos do café.

O quiabo é geralmente cultivado na África central, embora seu cultivo esteja gradualmente se espalhando para outras regiões do Oriente Médio, Ásia e América, sempre em áreas de clima quente.

Ela tem várias aplicações, além de ser utilizada na cozinha, como por exemplo, seu uso terapêutico.

E não é por menos, já que os benefícios e propriedades do quiabo são numerosos, como será detalhado abaixo.

Conteúdo Nutricional

A maior parte de sua proporção de massa é água (89,58%). Por causa disso, o quiabo tem muito poucas calorias, e seu teor de carboidratos e gordura é muito baixo. 

Seu teor de proteína diferencia o quiabo de outras frutas e vegetais.

Além disso, dos 7,45g/100g de carboidratos, mais de 3 gramas são de fibra.

Seu perfil vitamínico é muito completo e compreende Folato e vitaminas A – B1 – B2 – B3 – B6 – C – E – K.

Além disso, contém, por 100 gramas, 82mg de cálcio, 0,62mg de ferro, 57mg de magnésio, 61mg de fósforo, 299mg de potássio, 7mg de sódio, 0,58mg de zinco, entre outros minerais.

Propriedades e benefícios do quiabo

A composição nutricional desta fruta mostra várias vitaminas e minerais, juntamente com outros compostos que resultam em inúmeros efeitos positivos sobre o organismo. Algumas das propriedades e benefícios do quiabo são as seguintes:

1. Antioxidantes

Como indicado acima, suas vagens e sementes contêm diferentes compostos antioxidantes, tais como compostos fenólicos e derivados flavonoides. Estes compostos evitam danos celulares dos radicais livres.

O alto conteúdo de polifenois na dieta ajuda a melhorar a saúde do sistema cardiovascular e a reduzir os danos oxidativos. Além disso, eles têm um efeito muito benéfico sobre o cérebro, reduzindo sua taxa de envelhecimento e melhorando os processos cognitivos em geral.

O extrato de suas sementes tem capacidade antioxidante e anti-estresse, chegando mesmo a estar relacionado a um efeito anti-fadiga que ajudaria a melhorar os tempos de recuperação ao realizar exercícios físicos.

2. Um coração mais saudável

Uma das substâncias contidas no quiabo é a mucilagem que, embora dê uma textura viscosa que nem sempre agrada ao comensal, tem um efeito muito benéfico: ela contrapõe o colesterol. Isto porque a mucilagem se liga ao colesterol, fazendo com que ele seja excretado com as fezes em vez de ser absorvido pelo corpo.

Além disso, os polifenois, que foram mencionados no ponto anterior, resultam em uma tendência a reduzir os marcadores anti-inflamatórios associados às doenças cardíacas.

Por outro lado, o conteúdo de fibras desta fruta pode ser benéfico para pessoas com doenças cardíacas.

3. É muito bom para mulheres grávidas

Isto se deve principalmente a seu teor de folato (ou ácido fólico de origem natural). Como as grávidas sabem, entre os coquetéis de vitaminas geralmente prescritos pela equipe médica está o folato. Isto é especialmente necessário para reduzir a incidência de malformações no cérebro e na coluna vertebral do feto em desenvolvimento.

Como 100 gramas de quiabo contêm 15% da quantidade diária recomendada de ácido fólico, esta fruta é altamente recomendada para mulheres grávidas.

4. Ossos

O alto conteúdo de vitamina K tem grande importância na formação óssea, pois ajuda a fortalecer os ossos e ajuda a prevenir fraturas.

5. Anti-carcinogênico

Além dos benefícios listados acima, o quiabo está associado a propriedades anticancerígenas devido a seu teor de lectina (um tipo de proteína). Alguns estudos sugerem que a lectina pode reduzir o crescimento de células cancerígenas. Além disso, seu conteúdo de ácido fólico pode ajudar a reduzir a incidência do câncer de mama.

6. Mantém o nível de açúcar no sangue

Além disso, a fibra solúvel ajuda a manter níveis adequados e reduzidos de açúcar no sangue, contribuindo na redução da incidência de diabetes tipo 2. Isto é conseguido porque o quiabo ajuda a diminuir a absorção de açúcar no trato digestivo.

Um aspecto relevante é que o quiabo pode interferir com alguns medicamentos comuns para diabetes, por isso é recomendável consultar o pessoal médico.

7. Fonte de fibra

A presença de fibra também ajuda a digestão e mantém a fome à distância graças ao seu poder saciante, algo muito positivo se o objetivo for manter ou perder peso uma vez que seu conteúdo de fibras pode ajudar a prevenir a constipação e manter um sistema digestivo saudável.

Isto faz com que seja uma opção a ser levada em conta ao seguir uma dieta saudável e equilibrada, pois pode acrescentar muita fibra sem aumentar as calorias.

8. Fonte de proteína

As sementes de quiabo têm uma parte importante de proteína, sendo utilizadas como fonte de proteína de alta qualidade em áreas onde os alimentos não estão tão disponíveis como deveriam.

9. Fonte de óleo natural

Por outro lado, as sementes de quiabo podem ser utilizadas como fonte de óleo na produção em pequena escala.

Na medicina, o extrato viscoso de quiabo tem várias aplicações neste campo.

10. Proteção do estômago

Entretanto, um de seus usos mais tradicionais é proteger o estômago de úlceras e gastrite, um efeito protetor que foi comprovado em vários estudos com ratos em 2018.

Sob esta premissa, como podemos introduzi-la na cozinha e tirar proveito de todos os seus benefícios?

Como comer o quiabo?

Além de suas propriedades nutricionais, o quiabo também pode dar aos nossos pratos um sabor suave e delicado, semelhante ao da beringela, e até mesmo ajudar a encorpar diferentes receitas graças à textura viscosa de suas sementes. Entretanto, se você não gostar desta condição, você pode evitá-la fritando-os ou assando-os para que fiquem mais crocantes, mas prepare primeiro seu cozimento em micro-ondas.

Referências:

https://www.healthline.com/health/diabetes/okra

https://www.medicalnewstoday.com/articles/311977

https://www.organicfacts.net/health-benefits/vegetable/health-benefits-of-okra.html

Clique aqui para conhecer a tabela nutricional, como consumir, preço, como fazer e receita da quinoa em flocos, será que emagrece mesmo