beneficios-que-serve-comprimido-emagrece-comprar-cha-de-preço-receita

Entenda como a alcachofra contribui para melhorar sua saúde

Os corações de alcachofra são estranhos para muitos e intimidantes para outros!

Vamos te ajudar a compreender a importância deste vegetal para a saúde do corpo humano.

A alcachofra moderna nasceu provavelmente onde tantos componentes da dieta mediterrânica têm a sua origem: a Sicília.

Está presente na humanidade destes a antiguidade, onde era apreciada pelos antigos gregos na sua forma mais selvagem: cozinhar e comer as folhas, núcleo e caule.

Enquanto o núcleo tenro é amanteigado e suave com um sabor agradável, sútil, mas ao mesmo tempo saboroso.

Benefícios para a saúde do consumo de alcachofra

1.Antioxidantes

As pessoas estão demasiadamente familiarizadas com os benefícios para a saúde associadas ao consumo moderado de vinho e chocolate negro.

Acredita-se que uma grande parte destes benefícios seja o resultado de poderosos antioxidantes.

Tais antioxidantes são também encontrados noutros alimentos derivados de plantas, tais como mirtilos, cujo consumo regular está associado a um menor risco de doenças cardiovasculares, particularmente em mulheres mais velhas.

No entanto, uma porção de um copo de núcleo de alcachofra é mais elevada em antioxidantes do que mirtilos, chocolate dark, ou vinho tinto.

2. Fígado feliz e lípidios saudáveis

Os antigos recomendavam o consumo de alcachofra para a manutenção da saúde do fígado, incluindo misturas feitas a partir das folhas.

As folhas são particularmente ricas nos fitoquímicos e silimarina.

Acredita-se que estes compostos, juntamente com outros, desempenham um papel no aumento da libertação da bílis que acompanha o consumo da alcachofra.

O resultado final é um perfil hepático mais saudável e uma melhoria significativa dos níveis de lípidos no sangue, incluindo efeitos favoráveis sobre o colesterol no sangue.

3. Ácido fólico

As alcachofras são uma excelente fonte de ácido fólico natural.

O folato é uma forma de vitamina B hidrossolúvel que está envolvida na produção e manutenção do DNA.

Este composto químico tem papel fundamental no corpo humano, sendo recomendado para mulheres grávidas para prevenir o aborto e defeitos congênitos.

É recomendada no tratamento de uma vasta gama de doenças como o alcoolismo, problemas renais, câncer, doenças cardíacas, Alzheimer, depressão, e efeitos secundários da quimioterapia.

4. Potássio

Como muitos alimentos saudáveis e não processados, particularmente frutas e vegetais, as alcachofras são a principal fonte de potássio.

O potássio é necessário ao organismo, e particularmente ao coração, para funcionar normalmente.

Com mais de 60% da dieta ocidental moderna constituída por alimentos processados e refinados, não deve ser uma surpresa que quase 75% do sódio dietético entre no nosso corpo desta forma todos os dias.

O consumo de tais alimentos está associado a razão ( sódio/ potássio ) que é superior a um.

Tal proporção tem sido associada a um risco acrescido de doenças cardiovasculares.

Comer iguarias como alcachofra ajuda a restaurar a proporção natural, que é inferior a um e também associada a uma redução da nefasta doença cardiovascular.

As alcachofras são também uma grande fonte de manganês, um elemento crítico na perda de peso e manutenção de um peso saudável.

5. Fibra alimentar

Cada vez mais, o microbioma intestinal, aquele órgão endócrino simbiótico com mais de 100 trilhões de bactérias evoluiu para metabolizar a nossa dieta, parece ser um elo crítico para determinar se o equilíbrio se desloca para a saúde e o bem-estar ou mergulha-se na incapacidade e na doença.

Além de ser uma área de investigação intensa, tornou-se também um grande negócio com todos os tipos de probioticos que inundaram o mercado.

Mas não adianta alimentar-se dos probioticos, se não se alimentar corretamente.

É importante comer a sua fibra – particularmente do tipo encontrado nas alcachofras.

A quantidade diária recomendada é entre 30 a 38 gramas de homens e 21 a 25 gramas por dia para as mulheres.

A maioria das pessoas nos Brasil, no que diz respeito à dieta ocidental moderna, consome menos de metade dessa quantidade.

Uma porção de alcachofras (aproximadamente 120 gramas) fornece mais de 10 gramas de alimento aos probioticos.

Um bolo fecal probiotico e seus auxiliares garante a excelente saúde do cólon.

6. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

Devido ao elevado teor de fibras de uma alcachofra, pode ajudar a normalizar os níveis de açúcar no sangue, evitando picos e mergulhos na insulina que podem levar a problemas graves para os diabéticos.

Também permite que a glicose seja absorvida no sangue mais lentamente, e como a fibra é uma substância facilmente digerível e não requer insulina, a fibra não contará para o aumento da quantidade de hidratos de carbono ou glicose.

7. Anti-inflamatório

As alcachofras também têm efeitos anti-inflamatórios e os extratos de alcachofra podem ajudar na prevenção de distúrbios metabólicos como a resistência à insulina e inflamação.

Um estudo clínico no EUA indicou que uma alcachofra cozida consumida numa refeição reduziu os níveis de açúcar no sangue e de insulina 30 minutos após a ingestão. Este estudo foi, contudo, realizado em adultos sem condições metabólicas preexistentes.

8. Combate doenças cardiovasculares

As alcachofras também são boas para o coração, pois são ricas em minerais tais como potássio, magnésio e fósforo, que são conhecidos por melhorar a saúde do nosso coração.

Verificou-se que as folhas de alcachofra reduzem os níveis de colesterol mau (LDL) e aumentam os níveis de colesterol bom, incluindo os ácidos gordos ômega 3.

O colesterol é um tipo de gordura que se acumula nas artérias do sistema cardiovascular e pode levar a ataques cardíacos.

Os nutrientes adicionais encontrados nas alcachofras e nos suplementos de alcachofra podem também reduzir a inflamação no corpo e melhorar o fluxo sanguíneo.

Os efeitos de redução do colesterol das alcachofras podem ser atribuídos principalmente às suas fibras solúveis, particularmente a inulina.

A inulina é uma fibra probiótica eficaz que ajuda a promover um intestino saudável.

Como utilizar na culinária

Depois de as lavar, cortar a tampa e o caule, e espalhar um pouco as folhas (ou pétalas), a sua alcachofra está pronta para cozinhar.

Se é o núcleo que procura, pode cortar a alcachofra preparada de cima para baixo, removendo a parte pontiaguda do seu interior.

Não são tão difíceis de preparar como as pessoas pensam, mas se cortar a sua própria alcachofra parece demasiado difícil, pode comprar pronto frascos ou latas cheias de corações de alcachofra marinados.

Preparados à mão ou comprados num frasco, esperamos que vejam os benefícios óbvios para a saúde de comer o núcleo da alcachofra.

Referências:

https://www.womenshealthmag.com/food/a25951695/artichoke-health-benefits/

https://www.oceanmist.com/blog/the-surprising-health-benefits-of-artichokes

https://www.organicfacts.net/health-benefits/other/health-benefits-of-artichokes.html

Clique aqui para conhecer tudo sobre alimentação saudável para a saúde e resumo das dicas de trabalho escolar em pdf