benefícios-malefícios-vitamina-de-engorda-qual-a-função-do-no-nosso-organismo-tabela-nutricional

Veja os poderes medicinais da fruta Abacate para sua saúde e qual a função no nosso organismo

Por que os abacates aparecem em quase todas as fotos de pratos vegetarianos e saudáveis no Instagram?

Bem, porque eles estão cheios de gorduras saudáveis e têm uma série de benefícios para nosso corpo: controlam a pressão sanguínea (por isso são bons para o coração), mantêm o colesterol à distância, contêm propriedades anti-inflamatórias, regulam os níveis de açúcar no sangue, aumentam a absorção de nutrientes e cuidam da pele entre outras propriedades, de acordo com o Instituto Americano de Pesquisa do Câncer.

Propriedades nutricionais do abacate

Valor nutritivo para uma porção de 100 g:

  • Calorias: 160 kcal;
  • Gordura total: 15 g;
  • Colesterol: 0 mg;
  • Sódio: 7 mg;
  • Potássio: 485 mg;
  • Carboidrato: 9 g;
  • Proteína: 2 g.

De valor nutricional apreciado, 100 gramas de abacate nos proporcionam 160 calorias, a maioria delas gorduras e fibras saudáveis.

Tipos de abacate

Há muitos tipos de abacates, e sua forma e cor podem variar, podem ser em forma de pêra ou redonda, e podem variar do verde ao preto. Mas a variedade mais popular é chamada Hass, também conhecida como pêra jacaré. Quanto ao peso, cada pedaço de abacate pode pesar desde cerca de 200 gramas até mais de um quilo.

Benefícios do abacate para a saúde

O abacate contém magnésio e potássio, minerais que promovem o bom funcionamento do sistema nervoso e muscular e são de grande importância para o sistema imunológico, e para a saúde do intestino delgado e para evitar a retenção de líquidos.

Os abacates controlam a pressão arterial, mantêm o colesterol à distância e têm propriedades anti-inflamatórias.

O abacate tem vitaminas dos grupos A, C, D, K e B. Isto o torna um bom antioxidante devido a seu conteúdo em vitaminas C e E, que também são essenciais para os níveis neurológicos do corpo e para a saúde cardiovascular.

Graças ao seu conteúdo de vitamina D, é benéfico para a saúde dos ossos.
Sendo rico em fibras, o abacate ajuda o organismo a saciar o apetite, prevenir a constipação e regular os níveis de glicose no sangue.

E se isso não fosse suficiente, o abacate é rico em ácido oleico, um tipo de ácido graxo que ajuda a controlar os níveis de colesterol. Ele também contém ácido fólico, que é altamente recomendado para evitar malformações durante a gravidez.

Como saber quando o fruto está maduro

O que pode ser mais complicado é saber se o abacate está maduro ou não, mas há mais de um truque para acertá-lo. A cor, quanto mais escura, mais matura, é uma grande pista, e também como a peça é dura ou macia. Mas também não é uma questão de espremer cada abacate que vem em nosso caminho.

Portanto, um bom sistema para saber se estamos diante de um abacate em sua maturação é remover o canto que permanece na parte superior. Se o que vemos é de cor escura, significa que o abacate está um pouco maduro demais. Se a cor for verde, significa que ainda tem alguns dias para amadurecer, se encontrarmos uma cor amarelada indica que já podemos afundar nossos dentes nela.

Outra maneira de verificar a maturação do abacate é sacudi-lo levemente; se ao sacudi-lo você notar que a pedra dentro se move ou cede levemente ao pressioná-la com os dedos, significa que ela está pronta para ser comida.

Para saber se está maduro você tem que remover o canto superior: se o pequeno buraco que permanece é amarelado, está no melhor momento.

Também podemos ajudar a peça a amadurecer mais cedo, embrulhando-a em um jornal com uma maçã ou uma banana, e o amadurecimento será alcançado em alguns dias. Por outro lado, é possível reduzir o tempo do processo de maturação enrolando o abacate em película aderente ou em um recipiente hermético para evitar que o ar chegue à fruta.

E se o que queremos é preservar um abacate já cortado, então temos que polvilhar algumas gotas de suco de limão ou vinagre nas partes que estão expostas fora da pele e armazená-lo no refrigerador em um recipiente hermético.

Uso na culinária

O abacate tem uma carne cremosa e verde que envolve uma grande semente marrom. Seu sabor suave e consistência cremosa fazem dele o parceiro ideal para uma série de receitas e combinações para espalhar em tostas, improvisar saladas, fazer guacamole, ou acompanhar qualquer cereal ou vegetal.

Receita de salada de espinafre e abacate

O espinafre, embora recupere destaque nos menus de outono e inverno, pois cresce durante os meses mais frios do ano, supera qualquer outro vegetal em relação aos minerais e vitaminas que eles fornecem. Além disso, eles têm a vantagem de também poderem ser comidos crus, como em uma salada. Para isso, as folhas menores e mais tenras devem ser selecionadas, antes que se tornem muito duras e amargas.

Ingredientes:

  • brotos de espinafre de 300 g
  • 2 tomates
  • 1 cebola roxa
  • 2 abacates
  • 40 ml de azeite de oliva extra -virgem
  • 15 ml de vinagre de cidra de maçã
  • Sal

Preparação:

  • 1. Lave bem as folhas de espinafre para remover qualquer sujeira. Drenar e secá-los;
  • 2. Descasque a cebola roxa, corte-a em duas metades e depois em anéis muito finos. Lavar o tomate rosa e cortar em fatias. Corte o abacate em cubos
  • 3. Divida todos os ingredientes em tigelas: sobre uma base de espinafre, coloque algumas fatias de tomate, os anéis de cebola roxa e o abacate picado;
  • 4. Faça um vinagrete preparado com azeite de oliva extra virgem, vinagre de cidra de maçã e uma pitada de sal.

Referências:

https://www.healthline.com/nutrition/12-proven-benefits-of-avocado

https://www.webmd.com/food-recipes/all-about-avocados

https://selfhacked.com/blog/avocado/

Clique aqui para conhecer tudo sobre o abacaxi, benefícios e malefícios, propriedades, se faz bem para o cérebro, comer com gengibre, origem, se engorda ou emagrece