fornecem-nutrientes-utilizados-pelo-nosso-organismo-ricos-em-minerais-objetos-feijão-piramide-alimentar

Veja o que são, função, definição dos Alimentos e Comidas de origem vegetal, animal e mineral!

Veja qual alimento e comida deseja conhecer melhor:

Como é a classificação dos alimentos?

Os tecidos dos seres vivos são compostos de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O), sendo a maioria compostos de água, carboidratos (carboidratos), prótidos (proteínas) e lipídios (gorduras).

Ou seja, todos os seres vivos são compostos principalmente pelo que comem, por isso é vital uma dieta equilibrada para garantir um ótimo desempenho do organismo.

Mas como podemos tirar o máximo proveito dos alimentos?

Sem dúvida, o primeiro passo é conhecer o alimento: o que ele contém, para que é usado e como funciona em nosso corpo.

Qual é a classificação dos alimentos de acordo com sua função?

Esta forma de organização se baseia na utilidade dos diferentes tipos de alimentos para o organismo e os agrupa de acordo com este critério, como a seguir:

Quais são os alimentos energéticos?

Estes proporcionam ao corpo energia para atividades físicas (corrida, caminhada, esportes, etc.). Alguns alimentos incluídos neste grupo são:

  • Produtos de padaria e confeitaria (pão, biscoitos, bolos, bolos, pudins, etc);
  • Massas alimentícias;
  • Cereais (arroz, milho, trigo, etc.);
  • Doces (sorvetes, balas, chocolate, cacau solúvel);
  • Mel e açúcar;
  • Nozes (nozes, avelãs, castanhas, amêndoas, castanhas de caju, etc.);
  • Lanches;
  • Alimentos em xarope ( geleias, marmeladas, etc).

Quais são os alimentos de construção ?

São alimentos que facilitam a reparação celular: cicatrização de feridas e formação de tecidos (músculos, pele e outros). Este grupo inclui produtos tais como:

  • Leite e todos os seus derivados;
  • Carne branca e vermelha;
  • Ovos;
  • Leguminosas.

Quais são os alimentos protetores ou reguladores?

Estes são alimentos que contêm vitaminas e minerais (também fibras). Estes são responsáveis por facilitar o controle de nossas funções fisiológicas e, consequentemente, ajudar todos os processos do organismo a fluir normalmente. Alguns alimentos protetores são:

  • Frutas;
  • Legumes;
  • Água.

Qual é a classificação dos alimentos de acordo com sua origem?

Dentro da grande classificação dos alimentos também podemos encontrar a organização baseada na origem dos mesmos, ou seja, a fonte de onde eles provêm. De acordo com este critério podemos dividi-los em três grupos:

Quais são os alimentos de origem vegetal?

Este tipo de alimento vem diretamente da terra, embora atualmente na agricultura em muitas partes do mundo sejam utilizadas técnicas que envolvem sementes geneticamente modificadas.

Os alimentos vegetais fornecem quantidades significativas de minerais e vitaminas para o organismo, também fornecem proteínas vegetais (algumas de boa qualidade e outras de baixo valor biológico), carboidratos e fibras.

Uma dieta equilibrada utiliza alimentos vegetais, animais e minerais, entretanto, existem dietas que utilizam apenas vegetais e minerais (como veganos e vegetarianos).

Se você está pensando em começar com eles, não perca nosso artigo sobre Como começar a ser vegetariano.

Alguns produtos que provêm de vegetais são os seguintes:

  • Legumes;
  • Frutas;
  • Plantas leguminosas;
  • Tubérculos;
  • Cereais;
  • Óleos;
  • Açúcares;
  • Gorduras vegetais.

Quais são os alimentos de origem animal?

Alimentos de origem animal são produtos comestíveis que provêm de animais. Entretanto, nem todos os animais estão incluídos neste grupo, pois alguns são proibidos devido à sua periculosidade ou devido a restrições legais (por exemplo, perigo de extinção).

É comum comer ou consumir produtos derivados de aves (frango, peru, porco, carne bovina, ovina, caprina, etc.) ou obtidos através da pesca (moluscos, crustáceos, peixes e outros). Entretanto, há países que, devido a sua tradição, consomem animais selvagens: formigas, jacarés, morcegos, morcegos, lagartas, ratos, tatus, caramujos, tartarugas, cobras, renas, veados, sapos, etc.

Alguns alimentos de origem animal são os seguintes:

  • Carnes brancas e vermelhas;
  • Produtos lácteos;
  • Ovos;
  • Gorduras animais.

Quais são os alimentos de origem mineral?

Os alimentos de origem mineral são todos os minerais em si e os produtos que contêm altas doses destes. Este grupo é formado por:

  • Água;
  • Sais minerais (cálcio, potássio, magnésio, manganês, etc);
  • Vegetais (cujo conteúdo é alto em minerais).

Qual é a classificação dos alimentos de acordo com sua composição?

Esta classificação de alimentos é a mais popular de todas, pois é a mais difundida e se baseia em agrupar os alimentos por sua composição química, seja inorgânica ou orgânica, de acordo com os seguintes critérios:

O que são macronutrientes?

Os macronutrientes fornecem principalmente energia ao organismo, essencial para muitas funções essenciais: condução de impulsos nervosos, regulação dos processos corporais e desenvolvimento de novos tecidos (seu crescimento e reparo).

O corpo precisa de uma maior quantidade de macronutrientes e uma menor quantidade de micronutrientes para mantê-lo equilibrado e funcionando corretamente.

Este tipo de alimento é encontrado em açúcares (incluindo glicose), amido e fibra.

Distinguem-se os seguintes grupos de macronutrientes:

Glicídios

estas substâncias são compostos orgânicos compostos de carbono, hidrogênio e átomos de oxigênio, embora algumas também contenham bioelementos como nitrogênio, enxofre e fósforo.

Neste grupo predominam os carboidratos, que fornecem alto valor energético ao corpo (energia imediata). Encontramos: leguminosas, cereais e tubérculos.

Proteínas

São moléculas formadas por hidrogênio, carbono, oxigênio e nitrogênio, elas também podem conter enxofre e fósforo.

Sua unidade básica são os 9 aminoácidos essenciais, cuja função estrutural constitui 80% do peso das células, além de outras funções essenciais para o organismo: crescimento e formação de tecidos, regula a função das enzimas, entre outras. Encontramos: carne, peixe, frutos do mar e ovos.

Lípidos

estes compostos são cadeias de carbono hidrogenadas (insolúveis na água) e às vezes enxofre, nitrogênio e fósforo.

Estes elementos são vitais para a vida, pois as membranas de plasma das células são constituídas por lipídios.

Os lipídios são produtores de energia e estão divididos principalmente em três tipos: gorduras ou óleos (triglicerídeos), fosfolípidos e ésteres de colesterol (cujos ingredientes comuns são ácidos graxos saturados, ácidos graxos monoinsaturados e ácidos graxos polinsaturados).

Alguns alimentos lipídicos são: oleaginosas, óleos, maionese, creme, banha, margarina, manteiga, bacon, quase todas as salsichas.

O que são micronutrientes?

Os micronutrientes ajudam principalmente a facilitar muitas das reações químicas que ocorrem no corpo, mas não fornecem energia.

Sua principal diferença, em comparação com os macronutrientes, é que eles são requeridos pelo organismo, mas em quantidades muito pequenas.

Os micronutrientes são:

Vitaminas e enzimas

estas substâncias inorgânicas, embora precisemos delas em pequenas quantidades, são essenciais em muitas reações metabólicas no organismo.

Estes compostos não geram energia nem fornecem calorias. Algumas vitaminas são os complexos A, B, C, D, E e K.

Minerais (eletrólitos)

estes elementos inorgânicos cumprem muitas funções essenciais no organismo: regulam a atividade de algumas enzimas, facilitam o transporte da membrana de nutrientes essenciais, desempenham funções estruturais entre outras.

Estes compostos não geram energia, nem fornecem calorias. Alguns minerais incluem cálcio, fósforo, zinco, ferro, potássio, etc.

Água

É um líquido incolor, inodoro e sem sabor, composto de dois átomos de hidrogênio covalentemente ligados a um átomo de oxigênio, porém, este líquido adquire vários tipos de minerais quando percorre o subsolo ou aquíferos.

A água é considerada um nutriente, mas especialmente é uma substância essencial à vida, porque todos os seres vivos são compostos principalmente de água.

Qual é a classificação dos alimentos de acordo com seus nutrientes?

A ausência ou diminuição de nutrientes no corpo após um certo período de tempo causa doenças ligadas à perda desses nutrientes.

Alguns dos nutrientes essenciais que devemos consumir em nossa dieta diária são: vitamina A, ferro, cálcio, carboidratos, gorduras e certos aminoácidos.

Existem dois tipos de nutrientes, simples ou micronutrientes (o corpo precisa deles em pequenas doses) e macronutrientes (eles são necessários em grandes quantidades).

O tipo de alimento mais abundante do mundo é o carboidrato, sendo as gorduras as mais fáceis de se acumular.

Se nosso corpo esgotar suas reservas de gorduras e carboidratos, ele utilizará diretamente as proteínas da dieta ou o glicogênio armazenado nos músculos, quebrando-o para formar seu próprio combustível.

Se classificarmos os alimentos de acordo com os nutrientes, encontraremos a chamada “roda dos alimentos”, que agrupa os alimentos em sete grupos, como segue:

  • Grupo I: laticínios e produtos lácteos;
  • Grupo II: carne, ovos e peixe;
  • Grupo III: tubérculos, leguminosas e nozes;
  • Grupo IV: legumes;
  • Grupo V: frutas;
  • Grupo VI: pão, massas, cereais e açúcar;
  • Grupo VII: gorduras, óleos e manteiga.

Conclusão

Agora que você conhece toda a classificação dos alimentos, lembre-se que o mais importante é comer saudável para garantir o bom funcionamento de nosso corpo.

Referências:

https://www.open.edu/openlearncreate/mod/oucontent/view.php?id=315&printable=1

https://www.worldofmolecules.com/foods/

https://www.eufic.org/en/whats-in-food/article/what-are-proteins-and-what-is-their-function-in-the-body